Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Esta aventura que é ser Mãe

Ser mãe de primeira viagem deu origem a este espaço dedicado à maternidade. Esta é a minha aventura num blogue.

Esta aventura que é ser Mãe

Ser mãe de primeira viagem deu origem a este espaço dedicado à maternidade. Esta é a minha aventura num blogue.

05
Mar19

Como se dorme por aqui?

Desde o primeiro mês que a Matilde tem dormido sempre bem de noite. O facto de eu insistir nas sestas durante o dia, mesmo se formos a algum lado, é meio caminho andado para ela chegar à noite e dormir descansada. Um bebé que durma pouco de dia vai chegar à noite cansado, estimulado, irritado e terá dificuldades em adormecer. E como este blog pretende ser um espaço de partilha, resolvi contar-vos como funcionam as coisas aqui por casa.

 

Como à noite eu estou sempre sozinha com a Matilde - tirando os dias em que o R. está de folga - o que resulta connosco é eu jantar primeiro e tratar dela depois. Então janto à hora normal, a partir das 20h, e depois da cozinha arrumada pego em nós e vamos para a casa de banho. Normalmente isto ocorre entre as 21h e as 22h porque se a Matilde estiver a dormir eu espero que ela acorde sozinha.

 

Na casa de banho tenho uma banheira com apoio, o ventilador para estar quentinho e ir aquecendo a toalha e o meu truque para a Matilde dormir 5h seguidas no primeiro sono da noite - depois do primeiro mês não se deve acordar os bebés para mamar. E como ela mama muito e bem, não me preocupo mais e deixo-a dormir descansada.

 

Todas as noites dou-lhe um banho com um chá relaxante e pretendo continuar até ela ter um sono estabelecido. Ainda esta semana vai fazer os dois meses, cada etapa a seu tempo. Esta dica do banho de chá foi-me passada pela conselheira de amamentação que veio cá a casa pouco depois da Matilde nascer.

 

O que eu faço é muito simples: aqueço água e quando está a ferver coloco uma saqueta do chá. Depois desligo o lume e deixo ficar a saqueta até à altura do banho. Preparo a água na banheira normalmente e no fim acrescento a água do chá. Se preferirem também podem preparar com as ervas, eu uso as saquetas porque me dá mais jeito quando limpo a banheira depois.

 

Este é um banho comum, em que o objectivo é o aroma do chá penetrar no ar, o bebé respirar aquele cheirinho e acalmar, sentir-se tranquilo e o sono começar a ser induzido. Podem usar o chá de camomila ou o chá que eu uso, Relax da NatureFoods. Encontram qualquer um no Celeiro ou nas ervanárias.

 

No final vamos directamente para o quarto, onde só tenho uma luz de presença acessa, ela mama e em pouco tempo está no soninho. Dorme 5h, acorda, mudamos a fralda, mamamos e soninho novamente. 3h depois o mesmo ritual e soninho novamente. 2h depois o mesmo ritual e mais um sono até acordar. Depois ainda consigo que durma mais um pouco porque só nos levantamos a partir das 9h.

 

*Nos picos de crescimento e nos saltos de desenvolvimento a Matilde acorda mais vezes durante a noite. Aí só me resta ter paciência porque não há milagres 😂

4 comentários

Comentar post

Cool Mom

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Pesquisar

Redes Sociais

Instagram

Obrigada pela visita